Você já experimentou falha em algum processo que estava vivendo? Oh, como nós nos lembramos das coisas que nos marcam negativamente. Mas, já experimentou também algum progresso? Isso é glorioso! Somente nós sabemos as áreas e os desafios que queremos vencer. Mas conquistar é realmente algo que precisa ser recordado. É como colocar uma bandeira no topo de uma montanha que somente nós e o Senhor sabemos como foi para escalar.

Eu amo falar sobre nossos processos porque sei que sempre vivemos neles. Todo momento de nossa vida mostra uma estação e temporada diferente. E assim como as estações do ano nos alcançam, os processos também. Mas hoje eu quero conversar com você sobre os progressos no meio do caminho. E eu espero que você aprenda a celebrar cada parte dele. Eu aprendi que Deus ama nossos processos e que ele celebra. Ele coloca uma bandeira a cada passo que damos. É como se pudéssemos ver uma montanha enorme, cheia de bandeiras coloridas, colocadas por nosso Deus.

E aqui estamos nós, nesse enorme processo entre vales e montes, correndo a corrida da fé, nos parecendo com Jesus em cada passo. Sim, é parte do plano dele nos tornar como ele é. Nos ensinar, nos pastorear, nos alimentar, nos amar. E Deus celebra quando avançamos em direção ao seu coração.

Uma vez eu vi alguém dizer que precisamos cantar mais sobre as montanhas, porque quem está passando pelos momentos difíceis precisará saber que é possível chegar lá. E eu não poderia deixar de concordar com tal afirmação. Sim, é possível alcançarmos os topos das montanhas em nossos desafios pessoais, nossas metas, nossos processos internos. E sabe o que isso produz em nós? Vamos dar uma olhada no que a amada Sunamita diz em Cantares:

“Acorde, vento norte! Venha, vento sul! Soprem em meu jardim, para que a sua fragrância se espalhe ao seu redor. Que o meu amado entre em seu jardim e saboreie os seus deliciosos frutos.”

Cânticos 4:16

Aqui nós temos uma visão da noiva que experimentou diversas estações com seu amado. E agora ela sente que pode vencer os futuros ventos que vierem contra ela. Você consegue ter uma ideia do que isso é? Sabe, haverão momentos em que você vai ver o olhar de Jesus sobre você, sobre seu processo, sobre suas vitórias, e nesse momento você vai dizer: “que venham os próximos desafios, que venham testar o meu amor, porque eu sei que nEle eu consigo vencer todas as coisas”.

Quando vencemos as montanhas em nossa vida, mesmo que sejam pequenas, isso produz em nós coragem, mais fé, mais amor por Jesus, e o anseio de viver novas experiências que no final nos levarão para ainda mais perto.

Se você está em um momento de conquistas e vitórias, se lembre daquele que te fez chegar onde você está. Celebre esse momento. Diga aos outros que eles também podem chegar. E que os ventos venham e espalhem a fragrância de Cristo, que ele produziu em seu coração todo esse tempo.

Mas se você está em um vale, persista! Deus vai celebrar cada pequeno avanço que você fizer em direção a Ele, porque ele está comprometido com sua jornada por inteiro, nos vales e nas montanhas.

Daniela Teles

Dani, originalmente de São Paulo, é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Uma mulher que busca o coração de Deus e que tem o desejo de ver uma geração inteiramente comprometida com Jesus, andando no poder do Espírito e em paixão pela Bíblia.
Fechar