Qual era a possibilidade de José encontrar-se como um “vencedor”? Levando em consideração o seu contexto familiar, sua dura realidade foi uma luta constante contra as impossibilidades. Ele foi vendido por seus irmãos. Foi criado em uma família com 4 esposas e muito ciúme e insegurança ao redor de cada membro. Pois, cada um deles tinha suas cargas de dificuldades emocionais e lutas interiores, assim como nós. Mas, sobre José havia uma promessa. E apesar do tempo da demora José chegou onde deveria estar.

Sua história não é tão diferente das história que conhecemos e até mesmo reconhecemos em muitos episódios de nossas próprias vidas. De alguma forma todas essas angústias das relações humanas ecoam em nós em grande ou pequena medida. Afinal, quem pode dizer que nunca sofreu algum tipo de decepção ou abandono? Alguns de nós já se sentiram abandonados até mesmo por Deus devido alguma circunstância, não é mesmo? Eis a dura realidade familiar de José e seus irmãos:

“Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que todos eles, odiaram-no, e não podiam falar com ele pacificamente.” Gênesis 37.4

“Seus irmãos, pois, o invejavam; seu pai porém guardava este sonho no coração.” Gênesis 37.11

Mas, sua vida também nos inspira a prosseguir contra as impossibilidades, nos mostrando que há um caminho a ser trilhado. Se queremos ser relevantes em nossa geração, se queremos causar impacto em nossa liderança e como influenciadores, nosso coração tem que ser dedicado ao Senhor apesar dos dissabores que nos envolvem. Apesar de todas as lutas e impossibilidades que temos que enfrentar todos os dias.

José também passou por dias de aparente falta de controle na vida. Sim, logo explico o que quero dizer com isso. Há dias, que por mais que nos esforçamos para fazer algo para sair da realidade em que estamos vivendo, não é possível fazer nada, além do nosso melhor. Pois mesmo preso, José honrou a Deus. Pois mesmo escravo e sendo assediado pela esposa de Potifar, José guardou o próprio coração sendo fiel ao seu senhor. Não ousando tocar na mulher que não era a dele. José não podia sair daquela prisão, mas fez de sua habitação um lugar onde a sua integridade foi visualizada e o seu testemunho foi vivo.

A crise mais terrível forja o nosso caráter e determina onde está firmada a nossa fé. Não, Deus não precisa nos testar. Ele sabe quem somos e onde está e estará o nosso coração. Mas, a realidade é que nós também precisamos saber, e as circunstâncias nos mostram a verdade sobre o nosso amor. Isto é: onde está o nosso coração? Toda lógica do nosso pensamento e os nossos discursos se tornam prática de fé e não meramente palavras a partir de nossas dificuldades e desafios.

Mesmo em um lugar escuro a “luz” de José foi notada. Sim, concordo que demorou e foi um processo de fato doloroso. Mas, mesmo em um lugar escuro a sua luz iluminou e a graça de Deus foi derramada sobre todo aquele ambiente através de sua vida. Foi em cada lugar que pisou que ele começou a impactar vidas. Então, independente do lugar onde você esteja e qual seja a sua história saiba que você também pode causar um grande impacto. A Luz de Jesus pode iluminar através de sua própria vida no lugar onde Deus te plantou. Também é possível a você lutar contra as impossibilidades adversas e se tornar referência no mercado de trabalho e em qualquer instância da sociedade. Sim, não é fácil, nem sempre será fácil. Mas será incrível e pleno da graça do Senhor.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5.16

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Atualmente dedica uma parte do seu tempo para ensinar artes para crianças em uma ONG em Florianópolis e outra parte do tempo para trabalhar com justiça social, com foco em tráfico humano. Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.
Fechar