Nos últimos dias tenho sentindo grande gratidão em meu peito por tudo aquilo que Deus tem feito ao longo dos anos, maravilhosa obra da criação. E mesmo que as lutas não cessam, geralmente elas só parecem aumentar não é mesmo? Ainda assim, com todas as batalhas e trajetos obscuros tenho experimentado de uma paz que excede o entendimento desta terra. Às vezes essa tranquilidade que invade a alma em meio ao caos mas parece loucura, porém é a certeza da presença de um Deus que me ama e tem cuidado de mim nos mínimos detalhes. Você também consegue senti-lo e experimentar essa paz e gratidão a invadir seu espírito?

Deus conhece todos os nossos caminhos. Até ao que se refere aos nossos pensamentos, antes mesmo de formulá-los completamente, o Senhor já sabe o que vamos dizer. Ele nos conhece de forma tão íntima e pessoal. Aquele jeitinho só nosso e de mais ninguém de resolver os problemas, tomar decisões ou mesmo curtir nosso tempo livre.

“Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos. Ainda a palavra não me chegou à língua, e tu, já a conhece toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão.” Salmos 139.1-5

Muitas vezes em nossas inseguranças nós tentamos nos esconder de Deus e de nós mesmos. Quantas vezes nós desejamos ser outro alguém? Sim, eu sei que somos pecadores. Mas lembre-se, Jesus morreu para nos redimir e para nos libertar do pecado. Essa não é mais nossa maior realidade. Nossa maior realidade é que somos filhos, e como filhos somos herdeiros. Temos uma Aliança com Aquele que pode fazer todas as coisas.

Pois Ele em sua sabedoria e graça nos teceu, nos formou, planejou nossa história. Suas obras são admiráveis, maravilhosa obra da criação. E quando as observarmos podemos perceber quanta bondade há liberada através de tudo o que Ele criou para nosso deleite. Na natureza inteira há expressões de sua beleza, mas os homens são a coroa da criação.

“Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem;” Salmos 139.13-14

É tão gostoso poder caminhar aquecido por um dia ensolarado, pisar os pés descalços na areia da praia, sentir a brisa do mar e o vento a embaralhar os cabelos. É tão prazeroso tomar banho de chuva após vários dias de sequidão. E como é bom poder deitar-se sob o céu estrelado e contemplar o brilho e graça que elas têm. Tudo parece dançar em uma linda melodia que agradece ao Autor da Vida pelo dom de se poder viver. Maravilhosa obra da criação. E é tão bom dizer como o Salmista: As tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.  

“Os teus olhos me viram em substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nenhum deles havia ainda.” Salmos 139.16

Deus não nos criou para nos deixar abandonados neste mundo de trevas. Ele escreveu e determinou uma história para cada um de nós. Ele tem um compromisso de amor conosco. Desde o começo Ele já conhece o fim. E seu desejo é caminhar conosco todos os dias de nossa vida, tanto nos momentos bons como nos momentos difíceis. Ele escolheu se deixar ser conhecido por nós. Nos deixou a sua Palavra e o seu Espírito Santo para que pudéssemos aprender com Ele que é manso e humilde de coração. Ele é o Bom Pastor que tem uma enorme disposição de nos ensinar todas as coisas. Jesus é Lindo, é Real, e nos dá acesso a sua pessoa. Ele nunca se mantém distante. Nunca, mesmo que às vezes nós não conseguimos senti-lo, temos a sua palavra empenhada. Ele de fato está conosco até o fim.

Comecei esse post falando sobre gratidão, sobre essa paz que nos invade mesmo em dias de caos. Nós observamos o Salmo 139, confesso que esse tem sido um dos meus salmos prediletos. Sou imensamente grata ao Senhor Jesus pela maravilhosa obra da criação, e porque Ele sempre está conosco. Quero terminar este post orando esse último trecho deste Salmo. Meu desejo é que o Senhor sonde o nosso coração e que nós não resistamos a Sua voz, mas simplesmente tenhamos o nosso coração sendo realinhado a vontade soberana de Cristo. Que Ele nos guia a eternidade.

“Sonda-me, ó Deu, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.” Salmos 139.23-24

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Atualmente dedica uma parte do seu tempo para ensinar artes para crianças em uma ONG em Florianópolis e outra parte do tempo para trabalhar com justiça social, com foco em tráfico humano. Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.
Fechar