FHOP

Onde se encontra na Bíblia o conceito da casa de oração?

A frase “casa de oração” está em Isaias 56:7, encontrada duas vezes: “também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.” Jesus citou este versículo quando expulsava os cambistas do templo, de acordo com Marcos 11:17, “também os ensinava e dizia: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes transformado em covil de salteadores.” (transcrito também em Mateus 21:13 e Lucas 19:46) O coração da casa de oração talvez seja melhor percebido através do clamor do coração de Davi, no Salmo 27:4, “uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo.” Esta casa de oração, o tabernáculo de Davi, foi estabelecida pelo rei Davi e está mencionada em muitas outras referências bíblicas, mas a melhor que a descreve está em 1 Crônicas 16:1-37: “1 Introduziram, pois, a arca de Deus e a puseram no meio da tenda que lhe armara Davi… 4 Designou (Davi) dentre os levitas os que haviam de ministrar diante da arca do SENHOR, e celebrar, e louvar, e exaltar o SENHOR, Deus de Israel… 37 Então, Davi deixou ali diante da arca da Aliança do SENHOR a Asafe e a seus irmãos, para ministrarem continuamente perante ela, segundo se ordenara para cada dia.” Outras representações das práticas da casa de oração estão no livro de Apocalipse, nos diversos descritivos dos remidos reunidos diante do Trono de Deus, tal como em Apocalipse 5:8-9, “… os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.”

Por que os conceitos da beleza de Deus e oração prazerosa são importantes para a casa de oração?

A maior expressão de beleza é a beleza de Deus (Sl 27:4), e a beleza com que Ele cinge a Noiva de Cristo (Ef 5:27; Sl 149:4). Estas duas áreas da beleza de Deus fornecem um fundamento sólido e um combustível para a oração dia e noite. O coração humano foi feito para se fascinar com quem Deus é – e nunca se tornar monótono e sem vida. Uma parte da jornada da nossa vida é redescobrir o quão Deus é maravilhosamente belo e fascinante. À medida que começamos a entender o quanto Deus é maravilhosamente belo, começamos também a entender que Ele reflete de Sua própria formosura sobre nós. Podemos permanecer confiantes no Seu amor e na Sua graça, mantidos cheios de afeição por Ele e não envergonhados, ou com motivações carnais. Prazer e alegria são indispensáveis para uma casa de oração. Através do profeta Isaías, Ele nos assegurou que nos daria a alegria na oração (Is 56:7). O salmista disse: “na tua destra, delícias perpetuamente” (Sl 16:11). Na casa de oração, operamos com um paradigma de um Deus que é belo, fascinante e cheio de deleite. Estas qualidades são inesgotáveis neste lado da eternidade, e são dignos da busca do coração humano, além de ser uma sabedoria tremenda.

Como a música e o canto se encaixam na casa de oração?

Pertencemos a um mover global de adoração focado em oração e intimidade com Deus. É vital que a oração se torne agradável para cada crente, libere um espírito de devoção e enche o coração humano com adoração. Muitos que já iniciaram casas de oração podem testemunhar de reuniões de oração monótonas, como se fossem uma pilha de pedra, com sentimento de que estão apenas tirando lascas, pouco a pouco, das resistências que estão ao seu redor, com pouca unção e poder. Felizmente, através do desígnio soberano de Deus, quando a adoração é combinada com a intercessão, uma agitação espiritual ocorre através do corpo coletivo de crentes. A música desperta o coração. Já que Deus é um Ser musical e nós fomos criados na Sua própria imagem, nós fomos feitos com um espírito musical. Quase todas as pessoas encontram consolo, conforto e expressão na música. Novamente, este é o desígnio de Deus. No Céu, a música e as expressões verbais (oração) não se separam um do outro. A maioria das nossas reuniões de oração é fundamentada neste conceito e valor. Quando o rei Davi instituiu o tabernáculo, ele sabia que adoração e devoção eram os principais componentes da intercessão dia e noite. Devemos desejar revelação profunda de como o Céu conduz uma reunião de oração. Estamos buscando imitar o modelo celestial encontrado em Apocalipse 5:8. Nós chamamos este modelo de “intercessão harpa e taça”.

Como posso aprender mais sobre a casa de oração?

Além do nosso conteúdo disponível nas redes sociais e aplicativo para celular, a melhor forma de aprender sobre a casa de oração é vir e experimentar por si mesmo. Nós te convidamos a vir e descobrir por si mesmo do que se trata a Florianópolis House of Prayer aqui na ilha de Florianópolis. Venha para um dos nossos eventos (conferências, turnos diários, finais de semana) ou considere fazer o nosso Intensivo Fascinação na duração de um semestre (para jovens entre 18 e 30 anos).