Temos aprendido a respeito de Oração todas as terças-feiras aqui no Blog. Espero que a medida que esmiuçamos esse tema a partir da Bíblia estejamos crescendo em nossa vida de oração e em nosso relacionamento com Deus. Nós já falamos um pouco a respeito de Orações Apostólicas, e você pode saber mais sobre este tema clicando aqui.

Como já aprendemos, uma das características das Orações Apostólicas, é que elas são centradas em Deus, e não no pecado ou no diabo. São aproximadamente 25 a 30 orações Apostólicas no Antigo Testamento. Além disso, ela está focada na Igreja da cidade. Mesmo tendo o Apóstolo Paulo orado por indivíduos, eles usava os mesmos termos das bênçãos impetrada às igrejas locais.

Hoje quero esmiuçar alguns exemplos de Orações Apostólicas e como podemos concordar com a Bíblia ao orarmos pela Igreja, família, amigos e temas gerais. Quando oramos a Palavras nós estamos concordando com aquilo que está no coração de Deus. E aquilo que ligamos na terra também será ligado no céu.

“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no  vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.” Romanos 15.13

Essa é uma das orações que nos guia quando queremos pedir ao Senhor que derrame alegria e paz em nosso interior. Até mesmo independente das circunstância que nos envolvem. Deus transborda graça em sua Igreja e esperança sobrenatural para vencer os desalentos. E isso tem a ver com o Espírito Santo sendo derramado em nós, igreja do Senhor.

Já quando queremos orar pela unidade da Igreja ao redor da cidade, podemos orar com base em Romanos 15.5-6: “Ora, o Deus da paciência e da consolação vos conceda o mesmo sentir de uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que concordemente e a uma voz glorificai a Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Quando o Espírito foi derramado em Atos, vimos um grande mover trazendo unidade entre os cristãos, pois era um o coração e a alma e eles tinham tudo em comum. Jesus é manso de coração e Ele quem ensina mansidão, Ele é que gera unidade em seu corpo, a Igreja. E essa unidade glorifica o Seu nome. Precisamos orar ao Senhor pedindo que Ele gere essa unidade entre nós.

“não cesso de dar graças por vós, fazenda menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder.” Efésio 1.17-19

Ao orarmos esse texto de Efésios nós estamos orando por mais revelação e sabedoria do Senhor. Estamos pedindo por um aumento do conhecimento de Deus em nossas vidas e Igrejas. Estamos abrindo nossa mente para a compreensão das escrituras e do caráter de Deus. Estamos pedindo que os nossos olhos sejam iluminados pelo Espírito. A Palavra vai fortalecendo o nosso homem interior, vai firmando as estacas do evangelho em nós. E mudando o nosso olhar e visão. Além disso, essas são palavras de bênçãos que enche o nosso coração de alegria. É centrado em Deus e naquilo que apenas Ele pode fazer em nós tanto coletivamente como de forma individual.

“Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, … para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual a largura e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.” Efésios 3.14,16-19

Confesso que essa é uma das minhas orações favoritas. Ela me enche de esperança e é maravilhoso conhecer a cada dia as dimensões do amor de Deus. Tanto pelas nossas próprias vidas como pela vida do nosso próximo. Quando fazemos essa oração, nós estamos pedindo pelo fortalecimento do homem interior. Pela habitação de Cristo no coração mediante a fé. Pela compreensão de todas as dimensões do amor de Cristo e pela plenitude de Deus.

Estes foram alguns exemplos de Orações Apostólicas, mas podemos pesquisar sobre outras na Bíblia. Mais importante do que simplesmente orar a Palavra ou fazer Orações Apostólicas, é imprescindível compreendermos aquilo que estamos orando. Não é uma receita de bolo ou algo que devemos fazer de forma superficial ou instantânea. É compreendermos que a Palavra tem poder  e ela é viva e eficaz. Lembrando: quando oramos a Palavra estamos concordando com o coração do Deus que amamos e as Orações Apostólicas são uma grande oportunidade de crescer nisso.

Nayla Cintra

Nascida em Mato Grosso, Nayla é missionária em tempo integral desde 2011, tendo já servido durante 4 anos na JOCUM (Jovens Com Uma Missão) e quase 2 anos como missionária intercessora no FHOP (Florianópolis House of Prayer). Atualmente dedica uma parte do seu tempo para ensinar artes para crianças em uma ONG em Florianópolis e outra parte do tempo para trabalhar com justiça social, com foco em tráfico humano. Nayla carrega um coração para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ama o mundo artístico e criativo, é apaixonada por missões, mas tem como maior desejo ver o nome de Jesus sendo conhecido entre todos os povos e tribos da Terra.
Fechar