É fato que Deus ama as mulheres! Ele as criou de forma única, bela, forte. Deu características especiais que fazem a mulher se destacar onde quer que ela esteja. E é sobre isso que vamos falar aqui. Por tudo que passaram e por tudo que conquistaram, mulheres precisam ser valorizadas e lembradas do seu propósito.

Mulheres tem um valor incalculável e o maior desejo do coração de Deus é que elas entendam isso. É um amor que nada nem ninguém pode oferecer, apenas Ele. Deus ama em qualquer circunstância e situação. E é um amor sem fim. Deus cuida das mulheres desde sempre. Assim, há uma preocupação especial dEle por cada uma delas para que saibam o quanto são especiais. As vezes existe um distanciamento da realidade de Deus e por essa razão, mulheres vivem distante do que o Senhor tem para elas. Mas o Espírito Santo sempre as lembrará quem elas são. Dignas, muito dignas.

Em provérbios 31 são ditas algumas características marcantes da mulher segundo o coração de Deus.

Provérbios 31:10 – 31

“Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.

Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos.

É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.

Cinge os lombos de força e fortalece os braços. Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.

No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura. Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra.

Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua.

Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.”

História desse provérbio

O contexto em que esse texto foi escrito é de uma mãe que fala para seu filho sobre o que seria uma esposa virtuosa. Assim, o rei Lemuel recordou e anotou o que sua mãe havia dito. Talvez você nunca tenha parado para analisar esse provérbio. Ou ao contrário disso, talvez você leu, refletiu e concluiu que essa não é sua realidade. Ou ainda, você leu e orou para ser como essa mulher. Muito já foi discutido sobre essa mulher. Utopia?

Algumas características da mulher de provérbios 31

Caráter – a mulher de provérbios 31 é considerada um tesouro. Ela é uma mulher de bom caráter, ética, moral, confiável. Ela é correta e vive de acordo com a realidade de Deus. Assim, ela sabe o seu papel na sociedade, na vida das pessoas, no trabalho, por onde ela passa. Ela tem grande censo de responsabilidade.

Sábia – ela tem uma vida de caminhada com o Espírito Santo. Dessa maneira, é pautada por sabedoria e pode ser uma fonte na vida daqueles que a rodeiam. Assim, não toma decisões importantes por impulso e não fala sem antes pensar.

Habilidade – essa mulher tem inúmeras habilidades especiais. Em resumo, ela sabe administrar sua casa, sua vida, seu trabalho e é proativa. Assim, ela faz várias coisas com as próprias mãos. Dessa maneira, é criativa e talentosa.

Pura – tem um coração puro, que observa sempre o melhor de cada um. Portanto, não toma atitudes precipitadas e tem muito cuidado com o próximo. Dessa maneira, ama de coração aberto e é verdadeira.

Bondosa – tem atitudes bondosas. Desse modo, ela é atenciosa e ajuda o próximo, estendendo a mão aos necessitados. Assim, não mede esforços para ver sua família, amigos e o próximo bem. É preocupada com as pessoas que estão ao seu redor.

O significado das mulheres para Deus

Mulheres tem características únicas porque Deus as fez assim. São sonhadoras, sensíveis, ao mesmo tempo que são muito fortes. Sem dúvida, a mulher é alguém especial para Deus. E com certeza Ele sempre as vê com olhos carinhosos.

Assim, não importa qual a sua interpretação para provérbios 31, o que importa é a forma como Deus a criou. As características ditas nesse provérbios são dadas desde a criação. Portanto,  não servem só para mulheres que irão casar ou são casadas. Mas naturais de todas que vivem para a glória de Deus.

Deixe uma resposta

×
×

Carrinho

Fechar