FHOP

Descobrindo Provérbios: Cultivando a Sabedoria Para a Eternidade

Estudo Bíblico

 

Sempre que pensava em sabedoria, isso soava em minha mente como algo temporal, para ser adquirido e praticado apenas nesta vida humana, sem uma perspectiva de eternidade.

A verdade é que todos os tópicos do cristianismo, da nossa fé, apontam para o Eterno. Para algo ilimitado que não se resume a esta era, mas que assim como a nossa salvação precisa ser desenvolvido e colocado em ação até se tornar pleno, até ecoar nos ambientes celestiais e acumular tesouros que poderão ser desfrutados. (Filipenses 2:12)

Por causa de nossas concepções culturais e como a ideia de recompensas, de “prêmios”, tem sido tratada, temos a dificuldade de vislumbrar o que isso realmente significa no ponto de vista cristão.

A ideia de galardão é totalmente bíblica e será devolvida a nós na eternidade, conforme o nosso estilo de vida aqui. Conforme a maneira com que encaramos a sabedoria.

Embora a graça seja uma total dádiva de Cristo, o galardão é uma construção pessoal, formado por nossa busca, intimidade e o nosso cultivo do verdadeiro temor e sabedoria. Isso quer dizer que estamos colocando os “alicerces” de nossa morada eterna ainda nesta vida. Como se estivéssemos plantando e regando sementes que são as sombras do que veremos, viveremos e seremos quando nossa carnalidade não for mais um fator limitador, quando nosso corpo se tornar perfeito e glorificado.

Tem sido tão maravilhoso saber que podemos crescer em clareza. Crescer na perspectiva de uma sabedoria eterna que pode ser almejada como uma realidade tão palpável quanto o nosso mundo natural, entendendo que não estamos formando modelos para simplesmente ter um final de vida bem sucedido, mas nossa aplicação de sabedoria refletirá nos frutos que colheremos quando vier o que é Perfeito!

Nós, assim como Paulo nos instrui podemos correr com toda a intensidade como quem almeja ganhar. Como quem deseja chegar em primeiro lugar, (1 Coríntios 9). Isso não significa uma frenética competição, mas representa a busca pelo doce galardão de estarmos próximos de Jesus, e isso é uma visão de sabedoria para a eternidade.

Veja os seguintes versículo de provérbios:

Então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade, Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos. Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas. Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma, O bom siso te guardará e a inteligência te conservará…” Provérbios 2:5-11

O temor e a verdadeira sabedoria são inseparáveis e quando os buscados para que encontremos o conhecimento de Deus e não para satisfazermos nossos desejos egoístas, eles nos guiam para o caminho da sinceridade e da unidade com os santos, no lugar onde podemos alargar nossa corrida de fé, sendo levados para as veredas da justiça. Isso, não pode ser compreendido como algo simplesmente natural, mas é justamente a ponte que nos entregará ao Senhor. A ponte pela qual já estamos caminhamos até a eternidade.

Esse modelo nos preservará guardados em Jesus, fazendo com que o entendimento seja colocado em nosso lábios pelo próprio Deus. Esse modelo de vida reta, gravará a verdadeira sabedoria em nossos corações, até encontrarmos com Cristo e sermos conectados à agradável sensação de ter cumprido nossa carreira de fé.

Minha oração neste dia é que tenhamos uma perspectiva de sabedoria que nos guie à graça e nos leve a desenvolver ecos na eternidade. Que o foco e a busca pelo temor do Senhor em nossos corações não seja egoísta, ou para colher frutos passageiros, mas que seja direcionado para o conhecimento de Deus, para que o caminho da justiça nos leve a estar face a face com Jesus!

Escrito por Julia Carniel

Nascida no Rio Grande do Sul, Júlia é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Tem perseguido o conhecimento de Jesus a partir das escrituras e do lugar de oração. Acredita que verá essa geração ser impactada pelo amor de Jesus e deseja que Sua beleza seja revelada para todos os povos e nações.

Comentários

comentários

Pin It

» Estudo Bíblico » Descobrindo Provérbios: Cultivando a Sabedoria...
Em 28 de março de 2017
, ,

Commentários desabilitados.

« »