FHOP

O Poder da Vulnerabilidade

Identidade

 

Uma palavra que pode causar arrepios é a vulnerabilidade. De fato, não há algo que seja tão desconfortável quanto quando estamos completamente rendidos e vulneráveis conosco e com as pessoas. É sobre essa característica da vulnerabilidade que eu quero falar hoje. Não é sobre começarmos a celebrar a fraqueza, mas de algum modo entender que é quando estamos fracos é que estamos fortes. 

Nosso estado de fraqueza é uma realidade. Nenhum ser humano é forte e suficiente em si mesmo. Todos nós devemos ser conscientes de como realmente somos. E algo sobre ser vulnerável é que ela nos ensina o quanto o amor de Deus Pai é imutável. Ser vulnerável diante de Deus e ser sincero com você mesmo, faz com que a justiça própria seja desfeita completamente. Você pode começar a ver a si mesmo como realmente é o que te leva ao lugar de necessidade e dependência por mais de Deus.

Existe poder quando nós falamos sobre aspectos de Deus e tais aspectos são vividos de forma prática em nosso cotidiano. Quando nós realmente provamos e vemos que ele é bom. Mas como provar do amor imutável de Deus se desejamos apenas esse amor quando estamos fortes e quando nos achamos bons pra ele? De fato, entender que Deus nos ama quando não temos nada a oferecer, ah, isso é glorioso. E em nossos dias nós precisamos da revelação do amor imutável de Deus. Não é sobre continuar pecando para que a graça super abunde. Paulo já nos explica sobre isso (Romanos 6:1) . É sobre sermos sinceros conosco e Deus, e deixarmos ele nos amar em nossa sinceridade.

Para conhecermos Deus em todos os aspectos, precisaremos nos submeter a todos os processos que envolvem descobri-lo. Ele pode se revelar força para aquele que é fraco. Ele pode se revelar salvador para aquele que está quebrado. É claro que não nos auto quebraremos para que possamos experimentar o Deus que restaura, porque o próprio Deus é que nos levará nos processos que precisamos. Porque ele sabe o que ele mesmo quer extrair de nós em cada estação.

Uma vez o Senhor me disse que ele nos curava através de detalhes. E hoje eu compreendo como muitas coisas são necessárias em meio a tudo que Jesus produz em nós. Ele trabalha em nós em detalhes, para nos firmar nele, de dentro para fora.

Quando somos vulneráveis, nós estamos permitindo que Deus nos ame como somos. Em meio aos processos de vulnerabilidade eu vejo muita graça de Deus. É claro que isso se trata de um estilo de vida, onde somos acessíveis e somos transparente conosco, com Deus e com as pessoas. Mas há momentos onde temos que deixar ao chão tudo o que nós pré concebemos sobre nós mesmos e todas as máscaras que usamos para disfarçar nossa própria humanidade. 

O se deixar conhecer, não somente nas qualidades e força, mas também em nossas fraquezas e fragilidades, nos leva ao lugar de firmeza em Deus, onde de fato, poderemos ser inabaláveis. Nós veremos que provém dele e não de nós, tudo o que temos.

“Senhor, tu me sondas e me conheces.
Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.
Sabes muito bem quando trabalho e quando descanso; todos os meus caminhos te são bem conhecidos.
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor.” – Salmos 139:1-4

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações.
Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno.” – Salmos 139:23,24

Escrito por Daniela Teles

Dani, originalmente de São Paulo, é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Uma mulher que busca o coração de Deus e que tem o desejo de ver uma geração inteiramente comprometida com Jesus, andando no poder do Espírito e em paixão pela Bíblia.

Comentários

comentários

Pin It

» Identidade » O Poder da Vulnerabilidade
Em 12 de abril de 2017
, ,

Commentários desabilitados.

« »