FHOP

Vida de oração: O que é intercessão e quem pode interceder?

Casa de Oração, Estudo Bíblico, Oração

 

Quando você ouve a palavra intercessão, qual a primeira coisa que vem à sua mente? Talvez você se lembre do círculo de oração da igreja ou de um pequeno grupo denominado ‘intercessores’ que muitas igrejas possuem, onde as pessoas ficam fazendo petições a Deus. E sim, isso é intercessão! Mas, hoje quero te levar a um entendimento um pouco mais amplo do que a intercessão significa.

A origem da palavra Interceder é do Latim, que é intercedere, que significa: intervir e estar entre algo. Você deve se lembrar que até mesmo na matemática existe a teoria dos conjuntos, onde intersecção significa estar entre dois ou mais conjuntos. A origem dessas palavras é a mesma, logo, possui o mesmo significado. Com isso em mente, vamos agora entender o que é fazer intercessão diante de Deus, em favor de alguém ou algo. Para compreender de forma ainda mais clara, vamos ao que Paulo descreve aos Romanos, a respeito de Jesus:

“Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” – Romanos 8:33,34

Se interceder significa se colocar entre algo, estar entre algo, intervir, podemos então entender que Jesus, ao interceder por nós, não apenas fala ao Pai, mas se coloca entre nós e o Pai. E não foi isso que Jesus fez ao vir à terra e morrer por nós? Sim, ele é o nosso grande intercessor, porque ele mesmo veio em carne intervir em nossa relação com Deus e impactar esse relacionamento para sempre. E a melhor notícia é que até hoje ele continua intervindo em nosso favor.

Mas não paramos por aí. Hoje nós somos chamados para sermos intercessores diante de Deus. Assim como Abraão intercedeu por um povo, com o próprio Jesus intercedeu por nós, nós podemos estar entre Deus e uma causa. Consegue imaginar a grandeza do que isso é? Não apenas grande e poderoso, mas acessível e feito para todos nós. Assim como o evangelismo não é obra apenas daquele que é considerado um Evangelista, ou o profetizar apenas ao Profeta, interceder não é uma função de apenas um grupo seleto.

Se pensarmos que Jesus apenas fez o que viu o pai fazer, então imagino que nós, como imitadores de Cristo, devemos fazer o mesmo. Todos podemos entrar, com confiança, pelo novo e vivo caminho que foi aberto por Jesus (Hebreus 10:19). Não é somente intervir, mas também ver respostas dessas orações.

“Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos, pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Assim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” – Hebreus 4:14-16

Nada terreno pode nos tornar dignos de interceder por algo. Apenas o sangue de Jesus é o que nos torna capazes de apresentarmos as causas das nações diante dele. Além do mais, nós nunca estaremos intercedendo sozinhos. Enquanto nós oramos por algo, o próprio Jesus ora por nós. Ele é aquele que nos respalda diante de Deus.

Até mesmo como casa de oração, nós estamos comprometidos em interceder até o retorno de Jesus. Todos os dias nós entramos pelo caminho que Jesus abriu e oramos. Não apenas falamos, como somos representantes de uma causa. Mas esse encargo não está disponível para aqueles que estão em tempo integral em uma sala de oração. É para todos nós que confessamos Jesus e cremos nele.

Na próxima semana vamos continuar nossa série de mensagens sobre oração e abordar um pouco mais sobre intercessão. Enquanto isso, leia Hebreus, ore, interceda, deixe o Espírito Santo te encorajar a perseverar em oração.

Escrito por Daniela Teles

Dani, originalmente de São Paulo, é missionária intercessora em tempo integral na Florianópolis House of Prayer. Uma mulher que busca o coração de Deus e que tem o desejo de ver uma geração inteiramente comprometida com Jesus, andando no poder do Espírito e em paixão pela Bíblia.

Comentários

comentários

Pin It

» Casa de Oração, Estudo Bíblico, Oração » Vida de oração: O que...
Em 5 de setembro de 2017
, ,

Commentários desabilitados.

« »